Como existem dois tipos diferentes de placa-mãe, cujas d9ferenças são substanciais, também existem as fontes próprias para alimentar em energia., são, então, designadas por fontes AT, para as placas-mãe mais atingidas, também designadas AT, e fontes ATX para as placas-mãe mais recentes, as ATX. Para elucionar melhor os dois tipos de placas-mãe, vejamo0s algumas diferenças entre elas.
O que diferencia as duas placas é o tamanho, sendo as ATX maiores, facilitando o incremento e a manutenção dos seus componentes. Nas AT existem dois conectores que provêm da fonte de alimentação (AT também) e cuja função é dar energia á placa. Nas ATX esses conectores foram substituídos por apenas um.
Uma outra característica das placas ATX é que as portas PS/2, série, paralelas e USB fazem parte integrante da placa, aparecendo juntas num painel na parte traseira da motherboard. Nas AT isso não acontece, não fazendo as portas parte da motherboard.
Hoje em dia existem motherboards no mercado que possuem integradas outras ligações, tais como para modem para rede, som e vídeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário