quarta-feira, 18 de maio de 2011
segunda-feira, 2 de maio de 2011
As fontes de alimentação ATX fornecem tensões diferentes de 12 v, 5 v e 3,3 v. os 300 w ou 400 w anunciados dizem respeito á potência total, isto é, potência maxima que a fonte possibilita quando todas as saídas estiverem em carga. Normalmente, a potência consumida é apenas, aproximadamente, de 160 w.
Na prática, normalmente, numa fonte de 300 w, 50% a 55% correspondem a saídas de 12 v e o restante corresponde ás saídas de 5 v e 3,3 v somadas. As saídas de 12 v permitem alimentar os drives de disquete, disco rígido, ventoinha (fan) e leitor de CD-ROM. Os 5 v e 3,3 v são usados pela motherboard para alimentar todos os componentes e ela ligados, tais como processador, memórias, etc.
Vejamos as diferenças essenciais entre as fontes de alimentação AT e ATX.
Fontes AT | Fontes ATX |
Liga/Desliga através de um botão ON/OFF directamente ligado a ela. | Liga/Desliga através de um botão ON/OFF directamente ligado a ela. A motherboard controla o funcionamento da fonte. O computador pode ser desligado pelo sistema operativo. Se pretendermos desligar o sistema através do botão ON/OFF é necessário premi-lo mais do que 4 segundos. |
As fichas (duas no total) encaixam num conector de 12 pinos existente na motherboard que alimentam a 12 V e 5 V. | A ficha única desta fonte possui 20 contactos e alimenta a motherboard em 12 V, 5 V e 3,3 V. |
Fontes de alimentação
Como existem dois tipos diferentes de placa-mãe, cujas d9ferenças são substanciais, também existem as fontes próprias para alimentar em energia., são, então, designadas por fontes AT, para as placas-mãe mais atingidas, também designadas AT, e fontes ATX para as placas-mãe mais recentes, as ATX. Para elucionar melhor os dois tipos de placas-mãe, vejamo0s algumas diferenças entre elas.
O que diferencia as duas placas é o tamanho, sendo as ATX maiores, facilitando o incremento e a manutenção dos seus componentes. Nas AT existem dois conectores que provêm da fonte de alimentação (AT também) e cuja função é dar energia á placa. Nas ATX esses conectores foram substituídos por apenas um.
Uma outra característica das placas ATX é que as portas PS/2, série, paralelas e USB fazem parte integrante da placa, aparecendo juntas num painel na parte traseira da motherboard. Nas AT isso não acontece, não fazendo as portas parte da motherboard.
Hoje em dia existem motherboards no mercado que possuem integradas outras ligações, tais como para modem para rede, som e vídeo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)